30/03/05

Para Sempre

“Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis. “

Por vezes leio coisas que , como esta, não passam de frases feitas, de lugares comuns e que embora bonitas , como qualquer frase do género , nem sempre se aplicam .

Não é , na minha opinião , o caso desta frase.
Não existe o esquecimento total na realidade?
Penso que não .
Mais cedo ou mais tarde , “aquilo” que estava momentaneamente esquecido passa-me pela memória e recorda-me , um lugar , uma pessoa , um tempo , uma ideia , enfim … algo.
Há ainda os momentos , pessoas , ideias e por aí fora , coisas , que embora , aparentemente não me recorde , marcaram-me de tal forma que me orientam para a vida … como falo, escrevo , penso , vou reagindo , etc.
Essas marcas são também formas de não esquecer , embora já não me lembre como surgiram.


4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

A frase é muito bem conseguida e verdadeira. Todos nós somos o resultado de uma memória. E ninguém esquece nada por mais que não se lembre. Se isso acontecesse o nosso presente era um vazio e não fazia sentido.
Somos sempre o resultado das pegadas impressas na alma e é por isso que somos imperfeitos e é por isso que nos mantemos vivos e continuamos a sonhar, a acreditar, a amar, a lutar e a querer mais e melhor.
Não há forma de esquecer. Existem sim, formas de não nos lembrarmos! O que não quer dizer que se esqueça. Mas está tudo lá…

1:52 da tarde  
Blogger ZeoX disse...

Só quem já tentou esquecer algo que está enraizado na alma sabe o quão fútil é essa luta. Porque fugimos de tantas lembranças e não as abraçamos como uma parte essencial do todo que somos?

6:10 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

É verdade ZeoX.
E qual o preço para o esquecimento?
Por vezes apetecia pagar para esquecer.

@

10:11 da manhã  
Blogger ZeoX disse...

O preço do esquecimento?

Acho que quem consegue esquecer, perde uma parte daquilo de que é feito, da alma, se supormos a sua existência... quem consegue esquecer um rosto que nos diga muito, ou aquele momento especial, não o querer lembrar ou repetir, perde sem dúvida algo que o identifica e distingue dos demais...

Será que o preço vale a pena? Talvez...

4:02 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial