18/01/05

Amigo imaginário

Um amigo não nos critica porque fazemos um erro, avisa-nos sim antes de o fazermos, e aconselha-nos sobre alguma outra via a seguir. Um amigo estende-nos a mão se cairmos depois desse erro, não nos julga por termos feito aquilo que pensávamos ser correcto. Hoje em dia é complicado encontrar alguém assim, que nos compreenda e nos aceite tal e qual somos sem nos pressionar a ser de outro modo. Se calhar as pessoas estão cada vez menos pacientes para com os outros, menos compreensivas, mais fechadas na ideia que o mundo à sua volta deveria ser feito de acordo com a nossa perspectiva pessoal das coisas. Há pessoas que empurram, querendo sempre que o barco vá ter a seu porto. Há pessoas que se deixam empurrar, por vezes sabendo onde querem ir, mas sem a vontade de lá chegar. Há alturas que é preciso sorrir e condescender, outras que é preciso dizer basta e marcar uma posição. E quem for amigo aceitará que o caminho que eu trilho é só meu, mesmo que não o compreenda, e não tem o direito de o julgar. Utopias...

3 Comentários:

Blogger Lua disse...

Eu tenho uma amiga assim: é real, chama-se Mónica e é uma dádiva de Deus! ;o)

7:54 da tarde  
Blogger Sol disse...

Quase que concordo quando dizes que "Um amigo não nos critica porque fazemos um erro" . Quase que concordo , mas entendo-te ... "Um Amigo é outro EU".
Um Amigo devia ser para sempre.
São tantas as alegrias da Amizade.
Uma das alegrias da Amizade é saber em quem confiar.



Um dia também vou escrever sobre a amizade .

9:13 da manhã  
Blogger ♥Rita♥ disse...

Posso partilhar contigo essa utopia? Posso pedir que me compreendam sem me julgarem? Posso querer que me apoiem nas minhas deicisões sem comentários brutos nem opiniões mesquinhas? Posso pedir que me aceitem?
Aí está, ZeoX, a melhor definição de amigo que já li. Também eu escreverei, um dia destes, sobre a amizade (quase) utópica de que falas...

12:39 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial