21/05/05

Futebolices

Aleluia, está quase a acabar o ano futebolístico português. Amanhã, decide-se o campeonato mais disputado de que há memória, ou pelo menos, desde que a minha memória não me falha, o que pode até ser relativamente pouco tempo dado que não sou muito certo nas voltas. Na última jornada, tudo se decide na cidade do Porto, onde o futebol clube local (ênfase no local) joga com a Académica, tendo de vencer, e espera por um deslize do Benfica no Bessa, o que até nem é de todo improvável. Só por isso, mantenho o meu cachecol encarnado a salvo e evito andar com ele na rua, até porque a água oxigenada e os pensos rápidos não abundam cá por casa.
Das duas equipas com aspirações ao cadeirão, é o Benfica que tem a faca e o queijo na mão. Basta um empate contra os ex-pupilos de Jaime Pacheco, esse mestre na arte cirúrgica do tackle a pés juntos ou da cotovelada dissmulada. Já se foi embora há algumas jornadas, mas quem sabe nunca esquece, por isso não esperemos grandes veleidades dos nossos amigos que usam um pano de cozinha ao xadrez como camisola. Afinal, é a última jornada, já não podem ir longe, vamos lá embora dar porrada que os gajos são mouros e temos ainda muitos cartões para coleccionar. Quanto ao Benfica, esse que se ponha a pau. Eu por mim, jogava para segurar o empate, já que o Boavista em ataque continuado é tão preciso como um raid aéreo norte-americano sobre o Iraque. Por sorte, o Trapattoni deve deixar de fora elementos influentes como o Paulo Almeida, o Everson e o Fyssas. Nunca me senti tão frustrado como esta época, acho que vai chegar ao fim e continuo sem saber se o Everson é mesmo jogador da bola ou veio cá só para dar trabalho ao departamento médico do Benfica. E já agora, ainda estão para me provar que o Paulo Almeida é mesmo capaz de correr. Pelo menos o Michael Thomas tinha mais de 30 anos, o caruncho já pesava, este não tem grandes desculpas.
Mais acima um bocado, temos o duelo sempre caricato entre o futebol clube local e a Académica de Coimbra, esse clube tão singelo e pacato, que por ter tantos emprestados do dito clube, vai levar meia dúzia de juniores e tentar não levar mais de cinco a zero. Parece que hoje em dia é moda gostar da Académica de Coimbra. "Clube simpático", "claque civilizada", etc. Tretas. Olhem bem para eles: para já, duvido que algum daqueles senhores ande mesmo a tirar um curso superior na Universidade de Coimbra. Depois, equipam de preto... quem é que costuma equipar de preto? Os árbitros. Se há insinuação mais descarada do que esta à corrupção no futebol, apontem-ma se fazem favor.
O clube local, auto-apelidado de "Campeão do Mundo" vem provar na última jornada que, em Portugal, não é preciso ter uma boa equipa de futebol para ser campeão, bastam meia dúzia de malabaristas, umas ajudinhas por fora e está tudo bem. Avizinha-se um futuro sombrio para este clube. Vem aí um treinador holandês e como toda a gente sabe, a Holanda é a terra das ervas e dos cogumelos que fazem a malta ver coisas. Junte-se esta experiência à alegria e dinamismo intrinsecamente brasileira que se vive no balneário e pode ter-se uma ideia do que vai ser o ano que vem. Ai Jesus. Mas por um lado é bom que assim seja, a produção de melões em Portugal anda por baixo e dão jeito umas exportaçõezinhas.
Por falar em melões, ninguém conseguiu deitar tanto fora em tão pouco tempo desde que o meu colega Mário vomitou as 12 cervejas que bebeu na queima todas de seguida como o Sporting. Essa instituição desportiva cometeu a proeza de, em 5 dias, deitar fora o campeonato (e futuro jogo na Supertaça) e a taça UEFA (e futuro jogo na Supertaça Europeia). Bravo. Pelo menos servem para alguma coisa, nem que seja para mostrar como não se devem fazer as coisas. Tenho a certeza que o Peseiro está felicíssimo, até porque para quem treinava uma equipa na onda do Liédson mais dez, nem se saíu nada mal. Tomara muitos.
E depois há o Braga, essa sensação. Levado aos píncaros pelos golos do ex-Jardel de Guimarães, ex-ex-Jardel de Sevilha, ex-ex-ex-Jardel de Benfica e ex-ex-ex-ex-Jardel de Coimbra, o nosso João Tomás, e pela acutilância táctica do Ti Jesualdo, os arsenalistas lá foram, devagrinho, agarrar um lugar no topo do campeonato e quem sabe na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Eu cá acho uma vergonha que assim seja, figuras tristes lá fora com equipas deste gabarito já nós fazemos que chegue. Estão a ver o Braga a digladiar-se de igual para igual com uma equipa de topo de uma qualquer liga conceituada da Europa? Se estão, enviem-me um e-mail, que eu recomendarei um bom oftalmologista.
Já agora, um abraço ao Luís Campos. Já tem guardado um lugar de honra no historial da Superliga, como o homem que chega, vê, e despromove. Quem será a vítima para o ano? Por esta altura em 2006 ficaremos a saber.
Para finalizar, ficam aqui os meus bem-hajam especiais para algumas figuras da nossa praça. Ao senhor Dias da Cunha, obrigado por devolver a esperança aos doentes com Alzheimer e por providenciar tanto material humorístico para tanta boa gente do nosso panorama cultural. É um santo, homem. Longos anos para si. Ao senhor Ricardo, por mostrar que chegar atrasado (às bolas) também é uma arte, sabendo ainda melhor quando apimentadas por uma boa desculpa nessa sua voz gutural e máscula. Ao Diego e ao Luis Fabiano, por mostrarem que até o maior craque no Brasil pode chegar a Portugal e ser uma rotunda nulidade, um bocado o contrário do que se passa com as novelas. Ao Litos, treinador do Estoril, por conseguir montar uma equipa que dá mais cacetada do que o Boavista. Julgava que era impossível, afinal estava enganado... se calhar foi por isso que o Pacheco se foi embora, devia estar a perder qualidades. Por último, um bem-haja especial ao grande Zahovic, que tanta magia espalhou nos campos portugueses este ano. Deixarás saudades. Não sei a quem, mas certamente alguém as terá.
E pronto. Domingo tudo se resolve e eu cá vou estar à espera da festa ou de uma semana de isolamento do Mundo. Até lá...

1 Comentários:

Blogger ♥Rita♥ disse...

Cuida-te por aí e quando estiver muita gente a ouvir, não dês muito nas vistas que és do Glorioso...podes sofrer..:P E Domingo, é festa....espero!

4:38 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial