12/05/05

1 - "Com que então ..."

Não sou de grandes lamúrias .
Não perco muito tempo a medir a minha dor ou a confessar que parte do corpo me "queima" , mas como diz o povo, “quem não sente , não é filho de boa gente” .

Tenho por hábito consumir algo de jornais , revistas , informação televisiva ou rádio … porque gosto . Só por isso , porque gosto .
Lembro-me do momento dos noticiários na TV , era um momento sagrado em casa . Era dos poucos instantes que o meu Pai pedia silencio numa casa “ apinhada “ de miúdos .

Lá respeitávamos , claro.
Havia poucos momentos que sentia a intervenção directa do meu Pai.

Bastava ele estar para me sentir com as “costas quentes” , como que um exército estivesse ao meu lado para me defender .
A hora do noticiário era um dos momentos em que se fazia silencio , recordo-o com saudade .
Mas não era o único momento especial lá em casa. Havia muitos outros , provavelmente cada minuto era especial e Eu era apenas um “puto” e cada segundo era como se fosse o último.
Lembro-me de um outro momento : as meias finais de um campeonato da Europa de Futebol em que Portugal perdeu por 3-2 com a anfitriã França e não me estou a referir a um recente Europeu que fomos eliminados com um penalty que ainda o "sinto na garganta" .

Refiro-me a um longínquo campeonato da Europa , que por ser dos poucos putos amantes do desporto Rei lá em casa na altura , saltei , gritei e vibrei por ver o breve momento de insanidade do meu Pai , que apaixonadamente e como sempre , genuinamente , apoiava com fervor a selecção nacional , que infelizmente acabou por perder o que mostra que as vitórias morais não são coisa recente , mas isso é outra conversa.


(Continua ... )